terça-feira, 29 de setembro de 2009

{Detalhes tão grandes de nós}

Depois de 15 anos da perda da minha família, ainda sinto saudades. Não tristeza, mas saudades. Saudades não de festas de aniversário ou viagens, mas de pequenos detalhes como conversar com meu irmão do filme da tv, ou olhar pro meu pai só de short deitado no sofá da sala e ficar imaginando como eu ficaria no futuro e coisas que queria e não queria ter herdado dele fisicamente. E até da minha mãe, na mesa da sala me ajudando nas tarefas da escola. Sem saudosismo, só saudades.


Olho hoje para as famílias e seus filhos que conheço. Vejo que falta isso: curtir os detalhes. Mas acabam perdendo tudo. Conflitos de geração, seqüelas na educação, disputa de interesses e falta de amor. Não que seria diferente se eles ainda estivessem aqui, mas como eu vejo de forma diferente hoje.

Filhos vendo os pais como pessoas intolerantes, egoístas e diferentes. E se forem? Será que eles não estão só reproduzindo a educação que receberam de seus pais ou nem tiveram um referencial de convívio familiar?

Não sei a sua realidade. Apenas mude sua visão, os veja como pessoas imperfeitas, que precisam ser amadas, adultos que carregam uma exigência da sociedade de serem felizes e bem sucedidos. Mesmo que falte didática, eles querem o seu bem. E se eles não quiserem? Seu papel é ajudá-los, mesmo com pouca idade, mesmo com sua visão egoísta.

É muito fácil amar a amiga da escola, o vizinho cool. O que pega são os velhos que conhecem seus defeitos e manias, que são responsáveis pela sua vida e pegam pesado.

Quero ver amá-los! Quando a gente ama, a gente cresce e amadurece. É hora de ajudar, de chamar Cristo pra sua casa, de pedir a Ele que mude sua realidade e de sua família, começando de você. Com Ele você aprende a curtir os detalhes. Seus pais e irmãos aprenderão com você, a ter paz, algo que faz tempo que não curte com eles depois que cresceu. Volte a vê-los como via quando era criança, quando seu pai era seu ídolo e sua mãe só coração, seus irmãos um apoio e companhia.

Diga que os ama, demonstre, aja. Sei que é difícil, mas você sabe que é a única saída. Vamos viver os detalhes, antes que não haja mais tempo e só fiquem saudades.

fonte: lovesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário