quarta-feira, 7 de outubro de 2009

{16% dos paulistanos preferem falar pela web}

Segundo pesquisa do Ibope Mídia, 16% dos paulistanos preferem falar pela web a se encontrar pessoalmente

Levantamento feito na região metropolitana de São Paulo também analisou uso de tecnologias e formas de comunicação

Nada melhor do que ver os amigos para bater um bapo. Certo? Talvez não. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia na região metropolitana de São Paulo aponta que 16% dos entrevistados preferem falar com seus conhecidos ("amigos / família / colegas de trabalho") não pessoalmente - mas pelo computador.

E com a pesquisa limitada a jovens de 10 a 17 anos, a preferência pelos relacionamentos virtuais em relação aos interpessoais sobe para 29% - ou seja, quase um terço deles preferem trocar textos e fotos pela rede do que se encontrar pessoalmente. Metade desses jovens utiliza programas de mensagem instantânea, uma das principais formas de comunicação na internet.

Há uma outra forma de comunicação, bastante importante: redes sociais. A principal, no Brasil, é o Orkut, embora o Facebook esteja correndo para substituí-lo. Segundo a pesquisa, 45% das pessoas acreditam que as redes sociais já fazem parte da rotina. Este índice sobe para 72% entre os jovens de 18 a 24 anos.

E esses jovens não se contentam em apenas navegar na web: cerca de metade deles acessam a internet enquanto assistem televisão ou ouvem rádio. Mas se todos os entrevistados forem levados em conta, 82% afirmam que se dedicam a um meio cada vez.

"O consumo simultâneo de mídia é inevitável e já faz parte da rotina de uma parcela considerável da população. A sinergia entre os meios de comunicação é fundamental", destaca Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.

Independente da idade, entretanto, a tecnologia tem que estar presente a todo momento: 70% apontam o celular como um item prioritário no dia-a-dia. E, boa notícia para quem ainda busca formas de ganhar dinheiro com novas mídias, 30% é a favor de publicidade através do aparelho. "O celular firma-se cada vez mais como uma multiplataforma de comunicação", afirma Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia.

Fonte REDAÇÃO ÉPOCA

Eu ainda prefiro um bolinho com meus amigos em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário